Foto: Reprodução | |
Nesta quinta-feira (24 de abril), a ex-prefeita de Juazeiro, Bahia, Suzana Ramos, utilizou as redes sociais para destacar conquistas alcançadas durante seu mandato, especialmente no que diz respeito à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. No entanto, informações divulgadas pela atual gestão revelam uma realidade diferente quanto ao estado da maioria dos equipamentos mencionados.
Em sua publicação, Suzana Ramos afirmou que, por meio de uma parceria estratégica, foram garantidos R$ 4 milhões em investimentos para requalificar a UPA do município. Entre os equipamentos citados como entregues estão um tomógrafo, um raio-x digital e uma usina de oxigênio. “Por meio de uma importante parceria, garantimos R$ 4 milhões em investimentos para requalificar a UPA de Juazeiro, que agora conta com tomógrafo, raio-x digital, usina de oxigênio e muito mais!”, escreveu a ex-prefeita.
No entanto, a Prefeitura de Juazeiro, sob o comando do prefeito Andrei Gonçalves, apresentou um panorama distinto. Segundo informações repassadas pela Secretaria de Saúde ao Portal Spy, apenas o tomógrafo está em pleno funcionamento. Os demais equipamentos mencionados, como a usina de oxigênio e o raio-x digital, encontram-se danificados e sem condições de uso.
A Secretaria de Saúde esclareceu que “já foi iniciado um levantamento orçamentário para avaliar os custos necessários ao reparo desses equipamentos através um processo de licitação”, relata a Sesau.
Um leitor do Portal Spy relembrou que, mesmo após um ano e sete meses de sua instalação, o tomógrafo ainda não estava em funcionamento durante a gestão Suzana Ramos. “O equipamento foi instalado em janeiro de 2023, mas até agosto de 2024 permanecia inoperante”, lembrou o leitor, em mensagem enviada de forma anônima por meio das redes sociais do portal.