Uma quadrilha especializada em roubo e abate de gado tem tirado o sono de fazendeiros e pecuaristas de São Sebastião do Passé e São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os crimes têm causado prejuízos pesados e deixado os trabalhadores inseguros, com ocorrências registradas nos últimos meses.
Incidentes Graves e Prejuízos
Em um dos casos mais graves, criminosos invadiram uma fazenda de São Sebastião do Passé, às margens da BA-522, e mataram sete vacas prenhas, deixando para trás filhotes e partes dos animais.
O golpe representou um prejuízo de duas toneladas em carne para os proprietários.
A ação dos suspeitos, que chegaram de carro e agiram rapidamente, reforça o temor de que uma quadrilha especializada atue na região.
Investigação Policial e Penas
A Polícia Civil está investigando os casos e confirmou que o crime de abigeato pode resultar em pena de 2 a 5 anos de prisão.
Histórico de Ataques
Levantamento dos próprios pecuaristas aponta que, somente em São Sebastião do Passé, pelo menos quatro crimes semelhantes ocorreram recentemente. Em junho, cinco cabeças de gado foram abatidas e, um mês antes, sete animais foram mortos. O histórico de ataques se estende para anos anteriores, mas sem respostas por parte das autoridades.
O município de São Francisco do Conde também sofreu com o abate de sete animais no mês de junho, sendo as cabeças e patas descartadas no local. Outro caso foi registrado na zona rural de São Gonçalo dos Campos, onde cinco cabeças de gado foram mortas em 2023.
Levantamento da Unagro
Segundo a União Agro Bahia (Unagro), entre janeiro e agosto deste ano, a média foi de duas a três ocorrências mensais desse tipo de crime na Região Metropolitana de Salvador.
Medidas de Segurança e Inteligência
A Secretaria de Segurança Pública determinou reforço do patrulhamento da Polícia Militar e intensificação do trabalho de inteligência para tentar identificar os suspeitos. A Polícia Civil informou que mantém sigilo sobre as investigações em andamento.