terça-feira, 23, junho, 2026
Google search engine

Minas Gerais é destaque no Prêmio Boas Práticas dos CEUs das Artes

- Publicidade -spot_img

Minas Gerais foi destaque no Prêmio Boas Práticas dos CEUs das Artes, promovido pelo Ministério da Cultura, em Brasília. Iniciativas de Juiz de Fora, Uberlândia, Patrocínio e Formiga foram reconhecidas por ações de formação cultural, gestão compartilhada e fortalecimento comunitário nos territórios.

O principal destaque ficou com o CEU Coronel Adelmir Romualdo de Oliveira, de Juiz de Fora, que conquistou o primeiro lugar nacional na categoria Programação Cultural. O coordenador, José Augusto Alves, reforça a boa prática do espaço.

“Nosso CEU fica numa local muito vulnerável e sem acesso à cultura e o lazer. Então nós estamos preenchendo esse local, é, levando gratuitamente para essas pessoas, tanto o acesso ao esporte, como para a cultura e o lazer. E eu acho que é isso que faz a nossa programação, é, ela tá sempre contínua porque nós estamos, é, mostrando o que nós estamos fazendo para a comunidade, que eu acho que isso é importante, ela saberem o, é, aonde os filhos estão frequentando, onde as mães, aonde a colega tá, o que ela tá fazendo e ao mesmo tempo nós estamos mostrando, é, o que é a cultura e não só por aquilo que é produzido pelo, pela, é, é, vamos dizer, pela elite, mas por eles também.”

 Em Uberlândia, o CEU Olímpio Silva “Pai Nêgo” também foi reconhecido pela atuação cultural e mobilização comunitária no território, representado no evento por Ana Maria Vilela.

 “Não existe céu funcionando sem pessoas. Então eu acredito que o maior mérito de todos os céus é a gente conseguir trazer as pessoas para esses espaços Onde eles vão poder ter acesso. Então eu acho que os céus estão ele não pode existir sem as pessoas que estão ali, sem eles terem esse pertencimento ali naquele céu. Nós tivemos cursos de cabeleireiro, de culinária, de pedraria. Gente, essas mulheres hoje ganham dinheiro com isso. Há mais de 10 anos que isso foi foi construído. E no final de quem realmente foi até o fim, que eles tinham que passar por todas as etapas de administração, recursos humanos, tudo isso, eles ganharam geladeira, fogão, mesa de inox, máquina de costura que teve curso de costura, de modelagem e costura. Então assim, é você trazer. Com isso eles se sentiram pertencentes, porque hoje eles têm dinheiro graças aquilo que eles fizeram ali”

Durante a cerimônia, o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, destacou a importância dos equipamentos culturais para a cidadania. 

“Oferecendo serviço público, garantindo direitos, garantindo cidadania, né? E demonstrando que aquele é um território que tem uma potência enorme para se desenvolver e que precisa, né? de que as políticas públicas sejam atentas para isso. Então, é um investimento importante e essa rede é uma rede estratégica. E ela é muito mais forte quando ela atua a partir da participação social”.

O encontro nacional também seguiu com oficinas voltadas ao fortalecimento da gestão territorial dos equipamentos culturais. Saiba mais em cultura.gov.br.
 

]]>

🧠 Carregando...
Rede Seta
Rede Setahttp://redeseta.com.br
Rede Seta | Notícias de Juazeiro, Petrolina e Região
POSTS RELACIONADOS
- Advertisment -
Google search engine

POPULARES

Recent Comments