Morador questiona atendimento de UBS em Juazeiro, BA; Sesau se manifesta

Morador questiona atendimento de UBS em Juazeiro, BA; Sesau se manifesta
Foto: Reprodução | 

Um morador do bairro Jardim Vitória, em Juazeiro, procurou a imprensa local para relatar dificuldades no atendimento médico na rede pública de saúde. Segundo ele, na última sexta-feira (21), ele e sua esposa começaram a apresentar sintomas como tosse, oscilação de pressão, diarreia, vômito e dores abdominais. Diante do quadro, buscou atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Penha/Jardim Vitória, onde foi informado de que não havia médica disponível e orientado a procurar outra unidade ou o Hospital Regional.
Em busca de atendimento, dirigiu-se à UBS do Mussambê, mas também foi informado de que a médica estava em atendimento hospitalar e que deveria procurar outra unidade. No Posto de Saúde do bairro Alto da Maravilha, encontrou uma médica atendendo, mas foi informado de que precisaria de um encaminhamento de outra UBS, o que, segundo ele, não havia sido oferecido nos locais anteriores.
Sem sucesso, decidiu ir ao Hospital Regional, onde foi atendido na triagem e informado de que se tratava de um caso gripal, sendo orientado a buscar um posto de saúde. Sem alternativas na rede pública, optou por uma consulta particular, onde sua esposa foi atendida e medicada, mas os custos foram elevados.
O morador questiona a organização do atendimento na cidade e a postura dos profissionais de saúde, perguntando onde os pacientes podem ser atendidos em casos gripais com sintomas mais severos, se os funcionários estão preparados para orientar corretamente a população e qual o critério para atendimento no Hospital Regional e na UPA. Ele também questiona quem será responsável pelos gastos que teve com o atendimento particular.
Resposta da Prefeitura de Juazeiro
A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informou que tomou conhecimento do caso e adotará medidas para apurar os fatos. Segundo nota oficial, será instaurada uma sindicância para investigar a situação e identificar eventuais responsabilidades.
A Sesau reforçou o compromisso com a transparência, a ética e a qualidade dos serviços prestados à população, afirmando que não serão admitidas condutas que violem os princípios da administração pública. A pasta garantiu que todas as providências serão tomadas para assegurar um atendimento adequado à comunidade.

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