Últimas:
sex. jul 11th, 2025

Quatro detentos cavam buraco em parede e fogem de presídio na Bahia

Quatro detentos cavam buraco em parede e fogem de presídio na Bahia
Compartilhe:

Quatro detentos evadiram-se do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, localizado no extremo sul da Bahia, na madrugada desta segunda-feira, 7 de julho.

 

Mecanismo da Fuga

Segundo informações da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), a evasão ocorreu após os quatro internos perfurarem um buraco na parede da cela. Este acesso permitiu que eles chegassem à área externa da unidade prisional.

 

Ações das Autoridades

A Seap informou que a Polícia Militar iniciou imediatamente as buscas pelos detentos foragidos. Paralelamente, a Polícia Civil deu início às investigações para apurar as circunstâncias que levaram à evasão do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.

 

Situação da Unidade Prisional

Dados oficiais da Seap, disponíveis em seu site, revelam uma situação de superlotação no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. A unidade tem capacidade nominal para 298 presos, mas custodia atualmente 627 detentos, um excedente de mais de 300 pessoas.

 

Identificação dos Foragidos

A apuração realizada pela TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia, permitiu a identificação dos detentos foragidos do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. São eles: Felipe de Freitas Lima, Gilmar Rodrigues de Souza, Joales Jesus de Souza e Paulo Sérgio Gomes Cardoso.

 

Outras Fugas Recentes na Bahia

A fuga de presos do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas é o terceiro incidente do tipo registrado em presídios da Bahia nos últimos sete meses.

  • Em junho de 2023, três detentos escaparam do Conjunto Penal de Feira de Santana. Eles foram recapturados poucas horas depois, graças a denúncias de moradores locais.
  • Em dezembro de 2023, dezesseis detentos evadiram-se do Conjunto Penal de Eunápolis, também no extremo sul da Bahia. A evasão ocorreu após uma invasão armada à unidade. Um dos foragidos morreu em confronto com a Polícia Militar durante as buscas. Os demais continuam foragidos. A ex-diretora da unidade é investigada por suposta facilitação.

Posts Relacionados: