
Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP arquivo
No seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Professor Gilmar Santos (PT) confirmou a pré-candidatura ao cargo de deputado estadual para 2026.
Perfil público e bandeiras
Com bandeiras voltadas sobretudo às minorias e aos desassistidos pelo poder público, o líder da bancada de oposição na Casa Plínio Amorim vem defendendo pautas como a valorização dos profissionais da educação e melhorias para a saúde pública. Os movimentos sociais também estão no radar do petista.
Atuação legislativa e legado
Ele é autor do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, aprovado pela Câmara de Vereadores, tornando Petrolina a primeira cidade de Pernambuco a aprovar essa lei. Ao todo são mais de 700 indicações, 240 requerimentos e 25 leis aprovadas de sua autoria ao longo de sua passagem pelo Poder Legislativo de Petrolina, que tratam desde direitos humanos, saúde, educação e assistência social até cultura, moradia, agricultura familiar, esporte e lazer.
Declaração de candidatura
“Estou mais uma vez me colocando à disposição do nosso povo sertanejo e de toda a população pernambucana por compreender que o nosso projeto tem representado o sentimento de quem acorda cedo para trabalhar, de quem é explorado, de quem mora em bairros sem infraestrutura, de quem não tem acesso a água, de quem convive com as péssimas condições dos serviços de saúde, educação, saneamento, esporte, cultura e lazer, mas que não desiste da luta e acredita em mudanças. É por essas pessoas que vamos continuar lutando em defesa dos trabalhadores, das periferias, dos mais pobres, no Sertão do São Francisco e em todo Pernambuco”, afirmou Professor Gilmar.