Juazeiro 147 anos: Lançamento do programa Juá Literária encanta comunidade escolar

Juazeiro 147 anos: Lançamento do programa Juá Literária encanta comunidade escolar
Compartilhe:
Foto: Reprodução | 

Um portal aberto para o mundo da literatura e da arte. A cada passo dado em direção ao auditório do Espaço Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf, nesta segunda-feira (21), uma surpresa surgia para os estudantes, professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino.
O lançamento do Juá Literária foi não só a apresentação do programa, mas um momento de encantamento para toda a plateia presente.
No hall da Univasf, os convidados foram recebidos com música, performances e pelos mascotes da fauna da caatinga que são símbolos do programa. Já na solenidade oficial, a magia da literatura deu o tom do encantamento. O palco recebeu autoridades, alguns parceiros do programa e os agentes literários, estudantes que têm a missão de mobilizar a leitura em todas as escolas da rede municipal de ensino.

O Juá Literária visa incentivar o desejo pela leitura e todo o encantamento proporcionado pelos livros, para transformar Juazeiro em uma cidade leitora. “O programa reúne uma série de projetos com foco no incentivo à leitura e à escrita em diferentes aspectos, desde ações desenvolvidas na própria escola, com o protagonismo dos estudantes, até atividades como a formação de professores, a valorização do escritor local e o Festival Literário, que acontecerá em outubro”, contou Moesio Belfort, responsável pela coordenação do programa, junto com Marília Rosa Pereira Nunes.
No evento, o prefeito Andrei Gonçalves e a secretária de Educação, Maéve Melo, lembraram a importância do programa como uma estratégia para melhorar os índices educacionais. “Os índices de alfabetização em Juazeiro não são bons. Apenas 29% dos estudantes estão alfabetizados até o 2º ano do Ensino Fundamental. É um desafio enorme, mas o Juá Literária vai contribuir para mudar essa realidade por meio de ações como a aquisição de 135 mil livros, que serão distribuídos para estudantes e professores da rede municipal”, disse Maéve.
Um programa, muitas ações-Entre as ações previstas no Juá Literária, estão o projeto Agente Literário. A iniciativa prevê a formação de estudantes do 4º e do 8º ano do ensino fundamental, que irão irradiar a leitura pela escola. “Eu estou muito feliz em participar desse projeto, porque eu vou poder ajudar outras crianças e adultos a gostarem mais de ler”, frisou Cecília de Souza Germano da Silva, agente literária da Escola Municipal Professora Leopoldina Leal.
Ao todo, o guarda-chuva do Juá Literária reúne 19 projetos que serão desenvolvidos com estudantes e professores, mas também com a comunidade. Além do Agente Literário e do Festival Juá Literária, ainda fazem parte do programa: o Juazeiro por Juazeiro, em que Maurício Dias (Mauriçola) vai apresentar um panorama da história cultural de Juazeiro, pautado em citações de canções; o concurso literário ‘Um Rio de Letras’; Biblioteatro; Sarau Literário; Premiação Escola que Lê; Manuca, poesia que frutifica; e muito mais.

Posts Relacionados: