7 de setembro de 2025
Lula citará Pix, soberania e ‘traidores da pátria’ em pronunciamento de 7 de Setembro
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou seu pronunciamento oficial em homenagem ao Dia da Independência, que será transmitido por volta de 20h neste sábado (6) em rede nacional de rádio e televisão. A mensagem aborda diretamente a crise diplomática com os Estados Unidos.

Defesa da soberania nacional e menção a Donald Trump

Com duração aproximada de cinco minutos, o discurso enfatiza a soberania brasileira e inclui referências ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Lula chama Eduardo e Jair Bolsonaro de “traidores da pátria”

O presidente utiliza o termo “traidores da pátria” ao se referir ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que tem buscado influenciar o governo norte-americano a impor sanções contra autoridades brasileiras. O ex-presidente Jair Bolsonaro também é citado, por estar sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal por suposta tentativa de golpe de Estado.

Pix é defendido diante de críticas do governo norte-americano

Lula defende o sistema de pagamentos Pix, que tem sido alvo de críticas por parte dos Estados Unidos. O Pix foi citado como justificativa para o aumento de tarifas e está sendo investigado com base na Seção 301 da Lei de Comércio norte-americana.

Pronunciamento gravado no Palácio do Planalto

Neste ano, a gravação foi realizada no Palácio do Planalto, rompendo com a tradição de produções feitas no Palácio da Alvorada.

Tema do desfile de 7 de Setembro será “Brasil Soberano”

O desfile cívico de 7 de Setembro, marcado para domingo (7), terá como tema “Brasil Soberano”. O presidente Lula participará da cerimônia de abertura em Brasília.

Comunicação do governo busca resgatar símbolos nacionais

A equipe de comunicação do Palácio do Planalto tem aproveitado a data para produzir conteúdos voltados à valorização da camisa da seleção brasileira e das cores verde e amarela, que em eleições anteriores foram associadas à direita e ao Bolsonarismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *